quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Latinidad

É conhecida a vocação do latino para a autogestão de servicos públicos na ausência de um poder regulador impessoal. Após entrevista com o alcalde (prefeito) de Shinahota, decidimos tomar um táxi de volta a Villa Tunari, nossa base na controversa província do Chapare.

Recomendações nos levaram a uma espécie de terminal de táxis onde diversos tipos bonachoes esperavam clientes para fechar suas luxuosas (sic) lotações. Preco: 5 bolivianos por pessoa, cerca de R$ 1,50. Tássia, Mateus, eu e Vítor lotamos o carro e aguardamos a partida. Que nao aconteceu: nos cálculos do chofer, faltaria mais um'alma, que de pronto se ofereceu a dividir o banco do carona com nossa fotógrafa. Nos recusamos ao aperto com um desconhecido de mochila, atravessamos a rua e esperamos uma conducao dentre as inúmeras que cruzavam nossos olhos.

O olhar atento dos colegas fazia a todos recusar a corrida. A fonte donde beberíamos nosso retorno era taxativa. Famintos, mas briosos, nao demos o braco a torcer. Negociamos com uma van mais afastada, e logramos cinco pesitos por persona. Resolvido.

Mas nosso salvador parecia nervoso, dizendo-se com medo de ser pinchado pelo caminho. Levou 5 minutos até entendermos que seu receio nao era de ter um pneu furado na calada da noite, mas ali mesmo, ao vivo, no meio da estrada. Taxistas revoltados com a quebra de decoro estenderam uma plancha enorme e cheia de pregos no meio da rodovia, obrigando-nos a encostar. O motorista desceu desenxabido para o tribunal.

Seguiu-se uma discussao menos acalourada que o esperado, ao fim da qual fomos autorizados a proceder. Mas pela última vez: ele era de um sindicato diferente, autorizado a percorrer outro trecho da carretera, e fora pego em atitude claramente desrespeitosa com os locais.
A fiscalizacao foi eficiente, e ainda benévola com o infrator.

2 comentários:

Anônimo disse...

Tive o prazer de ser o milésimo a entrar no blog. Parabéns galera.

Anônimo disse...

Muito bom Luca-xica, parabens pela atitude vei, ta sendo um prazer acompanhar o blog de vcs, abraços e qdo chegar vamu resenhar tomando uma breja. Manuca