sexta-feira, 31 de agosto de 2007

O homem é do povo


“Sua excelência senhor presidente está chegando”. Depois de armarmos o set de filmagem numa sala do Palacio Quemado, foi assim que um segurança informou a chegada pontual de Evo Morales. Ele se apresentou com sorriso tímido, camisa branca e o típico casaco preto com listras coloridas.

Apertou a mão de todos e antes de se sentar na cadeira ao lado da bandeira boliviana, fez piada com nosso amigo Lucas. “Esse é o africano do grupo. Só porque é o mais moreno faz o trabalho duro”, brincou pelo fato de Lucas cumprir a tarefa de segurar a haste do microfone.

Para a produção do documentário nos interessava falar da história de Evo até chegar à cadeira mais cobiçada da república, de como articulou o movimento cocalero com todos os outros movimentos sociais do país e de como se posicionava frente à forte oposição da direita. “Nosso maior inimigo atual são os grandes meios de comunicação”, definiu sem rodeios.

E não precisa ser ele a dizer isso. Assistindo aos telejornais das grandes redes, percebe-se uma campanha sistemática contra o governo e contra o processo de transformação exigido pelos movimentos sociais. Os diários impresos também nao ficam pra trás e quase sempre editorializam a cobertura política, esquecendo da informação factual.

Evo falou ainda da luta cocalera e de como os movimentos organizados se fortaleceram num processo de reação às políticas de neoliberiais dos governos anteriores. Falava do mal papel norte-americano enquanto relaxava os ombros e deixava os braços cairem no contorno lateral da cadeira. Reclamava do protocolo e da segurança que tinha que se submeter enquanto enfregava uma mão na outra e as guardava entre as pernas.

Apesar do cansaço aparente (enfrentou o maior Paro Cívico do país no dia anterior), em poucas ocasioes desviou os olhos dos meus. Visão firme, falava sem capas e sem esconderijo. Uma entrevista franca, mas sem palavras excessivas, cuidado natural de um chefe de estado acostumado a ser qualificado de "índio incompetente".

O tom intimista foi uma constante e a impressão mais forte é de que estávamos diante de um homem simples, real representante das classes populares: um homem do povo. Ele despreza as técnicas comunicativas utilizadas pela maioria dos habitantes do campo político e fala com naturalidade.

As suas origens de pastor de lhamas, quando criança, e de campesino cocalero, já adulto, não ficaram, ao menos aparentemente, do lado de fora do palácio presidencial. Numa tentativa definir sua própria representação nacional, ele emendou. “Os movimentos sociais são muito mais importantes que Evo Morales”.

11 comentários:

Anônimo disse...

gente, que delícia essa viagem de vcs. as fotos de tássia tão o bicho, uma síntese do povo boliviano, das coisas da américa latina. uau....

Anônimo disse...

anônimo de olho: 350 entradas em um dia. Bomba, bomba...
Rodamos o site. Valeu galera!!!

Anônimo disse...

vcs podiam colocar um trechinho do vídeo no youtube, só pra fazer aquela propaganda :p

Juliana disse...

Menina e Meninos, show de bola, vcs estão na boca do povo... beijos

Anônimo disse...

POarabéns a cada acesso fico feliz no sucesso do trabalho de vocês!!!!

Anônimo disse...

Cheguei aqui por acaso e acabei por devorá-los!
Parabéns! Muito boas fotos, textos e tudo mais que vem nas entrelinhas dessa aventura. Dá vontade de pegar uma carona...

Abraços
Fernanda

Anônimo disse...

Olá Galera,

Parabéns pelo trabalho, está muito bom. Vou divulgar com uma galera.
Valeu Macula!

Murilo

Anônimo disse...

Meninos, fiquei feliz com tanta novidade neste blog e na vida de faconianos. Sucesso!

Unknown disse...

O homem sai do cocal, mas cocal não sai do homem. Quero ver esse filme amanhã. heheh. Material e ousadia de primeira. Esses caras são mesmo focas? Abraço.

Anônimo disse...

Muito Bom!
Retrato de um homem e de um contexto político mostrado ao avesso por essa mídia..

Ficarei invejando o estar ai e conferindo as noticias por aqui.

Rosa.

Anônimo disse...

É SUA BUNDA-SEXO DE EVO MORALES QUE PAGA-PAU NA COCAINAS DOS INFERNOS GLBT!!!!
EVO MORALES ESTÁ RECLAMANDO DE ÁLCOOL(ETHANOL)E BIODIESEL,MAS MACONHAS E COCAÍNAS SÃO POLUIDORES DIABOLICOS COMO HUGO CHÁVEZ,HAMAS,FIDEL CASTRO E PALESTINA HILTER!! VAI TOMAR NO CÚ DE MAS BOLIVIANAS,PSUV,FARC,P-SOL,EVO MORALES CARALHÃO E TODOS SOCIALISMOS OTÁRIOS.